O ENCCEJA é uma iniciativa do INEP que visa oferecer uma nova chance para que jovens e adultos concluam seus estudos e obtenham o diploma de ensino fundamental ou médio. Mas saiba que essa prova não se limita somente aos cidadãos fora do sistema carcerário; também está acessível aos reeducandos, proporcionando uma oportunidade valiosa para a educação dentro das unidades prisionais, para isso existe o ENCCEJA PPL.
O QUE É O ENCCEJA PPL?
O ENCCEJA PPL é uma versão do ENCCEJA adaptada para pessoas que estão em unidades prisionais. Seu objetivo é oferecer a essas pessoas uma oportunidade de educação e de obtenção de certificação, além de incentivar a reintegração social através da educação.
A estrutura da prova é semelhante à do ENCCEJA tradicional, com algumas adaptações específicas para o contexto prisional.
Além do valor educacional, o ENCCEJA PPL também oferece um incentivo significativo para os reeducandos: a possibilidade de remição da pena. Para cada uma das cinco matérias exigidas (quatro áreas do conhecimento e a redação), o candidato pode reduzir até 20 dias da sua pena, totalizando uma possível diminuição de até 100 dias da pena. Caso o reeducando conclua com sucesso o ensino fundamental ou médio, a remição pode ser ainda mais significativa, com um acréscimo de até 1/3 dos dias remidos.
CONCLUSÃO
Podemos observar que a participação no ENCCEJA PPL não só representa uma chance do reeducando melhorar o seu futuro, mas também promove mudanças significativas dentro do sistema prisional.
O compromisso com a educação é o caminho ideal para uma transformação interpessoal e reinserção do reeducando em sociedade, é a oportunidade de uma segunda chance a todos que buscam mudar suas vidas.
Se você conhece ou tem algum familiar preso fique atento às datas e requisitos divulgados pelo INEP e unidade prisional onde se encontra o preso!!